quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

É difícil saber se a cultura de tomar café está escorrendo pelo ralo ou se este tipo de hobby perde aos poucos a sua essência original, e da lugar uma outra desconhecida pelos apreciadores da bebida. Tenho andado por aí experimentando todos os tipos de cafés em diversas cafeterias, blends dos mais variados, cafeterias que servem grãos de Minas Gerais, outras que servem grãos de São Paulo, Espírito Santo, mas um fato me deixa muito preocupado, a qualidade do produto final, já na mesa do cliente, está péssima.

Minha função aqui não é a de apontar algum culpado, nem pretendo me colocar em posto de excelência em degustação de café, mas minha intenção se resume em mostrar a você, leitor, a real situação de algumas cafeterias em nosso país. Acredito fielmente neste ramo, por amor a esta profissão e é por isso que faço este desabafo. Não posso deixar que uma cultura como esta, que tem uma participação histórica importantíssima na econômia de nosso país e que nos proporciona momentos sublimes ao degustarmos uma xícara de café, seja descaracterizada ao passar dos anos.

Tenho lido em diversas reportagens e até mesmo, conversado com vários profissionais do ramo, que os brasileiros estão mais exigentes na hora de tomar o famoso cafezinho, que o mundo do café no país está se modernizando, tenho lido sobre feiras e campeonatos de baristas, mas na minha opinião, este sucesso evolutivo se resume a poucos. Como trabalho com consultorias meu trabalho se limita, em algumas tardes, a experimentar os espressos das cafeterias de minha cidade e tenho notado que os clientes tomam os cafés e nem se dão conta, de que aquele produto foi preparado de forma incorreta. Sei disso pois estou tomando um espresso ao lado. (risos)

É preciso difundir a cultura de tomar café, não podemos seguir a filosofia governamental brasileira, de que quanto mais ignorantes melhor. Não, temos que levar o conhecimento aos nossos clientes, as pessoas que apenas querem tomar um espresso batendo um bom papo com os amigos e isso com certeza, cairá como uma luva, a nosso favor. Tendo clientes que sabem realmente apreciar o café elevará o nível de nossos profissionais que terão o compromisso de extrair ao máximo as propriedades do grão e renovar freqüentemente seus conhecimentos, mantendo assim, o padrão elevado de nossos cafés.

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