domingo, 22 de março de 2009

Descubra!!

O Barista é realmente um artista, para desenvolver seu talento em manusear o café e extrair ao máximo todas as suas qualidades, potencializando-as ao máximo, ele precisa de muita paixão e prática. A profissão é tão antiga quanto as máquinas de espresso, nasceu na Itália e foi difundida na Europa e também nos EUA. Já no Brasil, a profissão de Barista é recente e vem sofrendo constantes evoluções, grassas aos diversos cursos profissionalizantes oferecidos por pioneiros da área.

Diversas feiras são realizadas anualmente no país trazendo o que há de mais atual no mercado, não só para as grandes fazendas, mas também para Baristas que buscam melhor capacitação e isso vem resultando em cafés muito mais elaborados. Outro ponto que demonstra uma alta evolução, é o nível dos participantes dos campeonatos estaduais e nacional. Ele vem melhorando a cada ano, novos coquetéis são elaborados, novos aromas e sabores surgem e tudo isso, graças a pessoas que acreditam que o futuro do café no Brasil, está também nas mãos do Barista.

O trabalho de um Barista, inicia muito antes do produto final estar na mesa do cliente. Ele é responsável pela qualificação do café até a sua extração levando em conta, todos os padrões de qualidade exigidos. Cabe ao Barista expor ao máximo todas as vantagens do café aos clientes, sem deixar de lado uma ótima apresentação de seus coquetéis, elaborando-os com perfeição.
É função dele também, comandar o funcionamento do café, não só ficar na Máquina de espresso, mas também, se preocupar com expositores, higiene, atendimento, ou seja, o Barista irá comandar a funcionabilidade do café.

O Barista é um especialista em cafés especiais ele tem que saber a total história do café, do momento em que ele é plantado, até sua chegada à mesa do cliente, todo este processo exige perfeição e o Barista tem que ser altamente profissional.

Beber um espresso é uma arte, tanto para o Barista, como para o cliente, naquele momento toda a história do café estará resumida à uma pequena xícara. Portanto, deguste-o com Paixão!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

e só de pensar que todo esse trabalho e essa historia se perde, quando nos vemos sentados numa cafeteria a espera de um café de qualidade e nos deparamos com um deprimente café extraido qualquer jeito, sem qualquer atençao e gosto ao que esta sendo servido..

é otimo encontrar pessoas que gostam do que esta sendo feito, e tem gosto de oferecer isso as outras pessoas..